segunda-feira, 18 de maio de 2020

O processo de socialização


A Socialização é o processo de assimilação dos códigos e padrões culturais de um grupo social por parte de diferentes indivíduos que o constituem, contribuindo para integrá-los. Esse processo se inicia no nascimento e continua por toda vida, por meio do contato permanente de uns com os outros. Os mecanismos de socialização acontecem em dois níveis: a socialização primária e a socialização secundária.

Denominamos Socialização primária os contatos caracterizados por alto grau de afetividade, que constituem relações diretas e de forte proximidade entre os integrantes. É nessa fase que os indivíduos internalizam suas experiências e estabelecem, na maioria dos casos, relações sólidas e permanentes. Assim tornam-se parte de um contexto social. Isso ocorre principalmente na infância, e a família é o maior exemplo.

A Socialização secundária pode ser entendida como a socialização iniciada ao final da infância e que continua pelo resto da vida. Nesse momento a criança é introduzida em novas e diferentes realidades sociais, mais específicas, o que normalmente acontece nos espaços sociais fora da família nuclear, de forma mais dispersa. É o processo de socialização que ocorre nos locais de trabalho, nos grupos de amigos, nas práticas esportivas em grupo.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário