“Cultura é uma dimensão do processo
social, da vida de uma sociedade. Não diz respeito apenas a um conjunto de
práticas e concepções, como por exemplo se poderia dizer da arte. Não é apenas
uma parte da vida social como por exemplo de poderia falar da religião. Não se
pode dizer que cultura seja algo independente da vida social, algo que nada
tenha a ver com a realidade onde existe. Entendida dessa forma, cultura
diz respeito a todos os aspectos da vida social, e não se pode dizer que ela
exista em alguns contextos e não em outros.
Cultura é uma construção histórica, seja
ela como concepção, seja como dimensão do processo social. Ou seja, a cultura
não é algo natural, não é uma decorrência de leis físicas e biológicas. Ao
contrário, a cultura é um produto coletivo da vida humana. Isso se aplica não
apenas à percepção da cultura, mas também à sua relevância, à importância que
passa a ter. Aplica-se ao conteúdo de cada cultura particular, produto da
história de cada sociedade. Cultura é um território bem atual das lutas
sociais por um destino melhor. É uma realidade e uma concepção que precisam ser
apropriadas em favor do progresso social e da liberdade, em favor da luta
contra a exploração de uma parte da sociedade por outra, em favor da superação
da opressão e da desigualdade...Notem que se pensarmos em cultura como dimensão
do processo social podemos também falar em cultura em uma sociedade primitiva,
em cultura das sociedades indígenas brasileiras.”
SANTOS, José Luiz dos. O
que é cultura?Brasiliense. Primeiros passos
É HOHA DE TREINAR!
1 - Questão
Leia o texto IV.
Texto
IV
Kino ouviu a
leve batida das ondas da manhã na praia. Como era bom... Tornou a fechar os
olhos para escutar a música dentro dele. Talvez só ele fizesse isso, talvez
todos os homens da sua raça também fizessem. Tinham sido em outros tempos
grandes fazedores de cantigas, de modo que tudo o que viam, pensavam, faziam ou
ouviam virava cantiga. Era assim havia muito, muito tempo. As cantigas haviam
ficado e Kino as conhecia, mas não havia cantigas novas. Não era que não
houvesse cantigas pessoais. Naquele momento mesmo, havia na cabeça de Kino uma
cantiga clara e terna e, se ele pudesse dar voz aos seus pensamentos, iria
chamar-lhe a Cantiga da Família.
(STEINBECK,
J. A Pérola. São Paulo: Circulo do Livro, p. 8.)
De
acordo com o texto, assinale a alternativa correta.
A) A cultura se mantém pela tradição,
contudo ela pode ser continuamente recriada com a finalidade de exprimir as
novas realidades vividas por indivíduos e grupos sociais.
B) A cultura herdada torna-se
desnecessária à medida que os anos passam, sendo, portanto, salutar que os
homens do presente esqueçam seus antepassados.
C) A música é o ponto de partida da
formação de um povo, pois é a partir do momento em que os homens compõem e
transmitem sonoramente suas ideias que passam a ter cultura.
D) São indivíduos isolados cujos valores
se desenvolvem com independência em relação à base material que têm diante de
si que constituem o ponto de partida para a formação da cultura de um
determinado povo.
2 - Questão
(A) exemplos de sociedades evoluídas que não possuíam tecnologia competitiva, sendo, por isso, passíveis de dominação.
(B) exemplos de sociedades primitivas que se encontravam em um estágio de evolução inferior ao europeu.
(C) anômicas, pois se organizavam harmonicamente sob o princípio do politeísmo, da poligamia e da divisão do trabalho social.
(D) civilizações que se encontravam em um estágio tecnológico diferente do europeu, instaurando uma visão mais relativista.
(E) harmoniosas, na medida em que a resolução de seus conflitos sociais se dá por meio da coerção.
2 - Questão
(Cesgranrio –
2011)
Ao se
voltar, mais uma vez, para a conquista de novos mercados além-mar, a Europa
passa a lidar com civilizações organizadas sob princípios diferentes dos seus.
A concepção evolucionista da biologia, transposta para as ciências sociais, leva os cientistas europeus a olharem essas sociedades não europeias como
A concepção evolucionista da biologia, transposta para as ciências sociais, leva os cientistas europeus a olharem essas sociedades não europeias como
(A) exemplos de sociedades evoluídas que não possuíam tecnologia competitiva, sendo, por isso, passíveis de dominação.
(B) exemplos de sociedades primitivas que se encontravam em um estágio de evolução inferior ao europeu.
(C) anômicas, pois se organizavam harmonicamente sob o princípio do politeísmo, da poligamia e da divisão do trabalho social.
(D) civilizações que se encontravam em um estágio tecnológico diferente do europeu, instaurando uma visão mais relativista.
(E) harmoniosas, na medida em que a resolução de seus conflitos sociais se dá por meio da coerção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário