sexta-feira, 19 de junho de 2015

TIPOS DE CULTURA



1) CULTURA DE MASSA: não está ligada a nenhum grupo específico, pois é transmitida de maneira industrializada para um público generalizado, de diferentes camadas socioeconômicas, pelos meios de comunicação em massa. Surge daí a indústria cultural.
2) CULTURA ERUDITA: é a cultura que se adquire de maneira organizada, como nas escolas e nos livros, ou pela aceitação de instituições como o Estado, a Igreja, ou ainda por meio de jornais, revistas, televisão, rádio, cinema.
3) CULTURA POPULAR: trata-se da cultura mais simples, que se adquire com a experiência do contato entre pessoas; é a chamada cultura espontânea, mais próxima do senso comum; transmitida em geral oralmente, registra as tradições e os costumes de um determinado grupo social. Da mesma maneira que a cultura erudita, a cultura popular formas artísticas expressivas e significantes.
fonte: OLIVEIRA, Pérsio Santos. Introdução à Sociologia. São Paulo, Ática, 2003. 

sexta-feira, 12 de junho de 2015

ENEM 2015 TEM QUEDA DE 10,67%

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 registrou 8.478.096 inscritos, número 10,67% inferior ao ano de 2014, edição que contou com 9,519 milhões de inscrições, das quais mais de 8,7 milhões tiveram confirmação. O balanço final foi anunciado pelo Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, em entrevista coletiva realizada na tarde desta terça-feira, 9 de junho.
Balanço do MEC
A expectativa inicial do MEC era de 9 milhões de inscrições confirmadas, contando pagamentos feitos e participantes isentos. No entanto, já se sabe que o número será menor do que o esperado, devido à quantidade de inscritos divulgada pelo órgão. O balanço das participações confirmadas pode ser divulgado na próxima segunda-feira, 15 de junho.
A estimativa do Ministério levou em conta o aumento gradativo apresentado desde a reformulação do Enem, a qual foi realizada em 2009. Em 2013, por exemplo, o exame contou com 7,834 milhões de inscritos, enquanto a edição de 2014 registrou 9,519 milhões. O ministro Renato Janine afirmou que o MEC vai estudar os motivos que levaram à queda no número de inscritos.
Houve um aumento no número de inscrições de estudantes que concluem o Ensino Médio em 2015, passando de 18,5% para 19,6%. Também cresceu a quantidade de inscritos que já concluiram os estudos (58,6% para 59%).
No entanto, houve uma queda no percentual de inscritos que concluirão o Ensino Médio após 2015, os chamados "treineiros", passando de 16,5% para 15,3%, assim como a quantidade de participantes que não estão estudando no momento, de 6,4% para 6%.

A queda na quantidade de inscrições tem como principal motivo a diminuição do número de inscritos como treineiros.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

INTERAGINDO

CONSIDERE A LETRA DA CANÇÃO DE ARNALDO ANTUNES:

 INCLASSIFICÁVEIS
que preto, que branco, que índio o quê? 
que branco, que índio, que preto o quê?
que índio, que preto, que branco o quê? 
que preto branco índio o quê? 
branco índio preto o quê? índio preto branco o quê?
aqui somos mestiços mulatos cafuzos pardos mamelucos sararás crilouros guaranisseis e judárabes orientupis orientupis ameriquítalos luso nipo caboclos orientupis orientupis iberibárbaros indo ciganagôs 
somos o que somos inclassificáveis não tem um, tem dois, não tem dois, tem três, não tem lei, tem leis, não tem vez, tem vezes, não tem deus, tem deuses, não há sol a sós aqui somos mestiços mulatos cafuzos pardos tapuias tupinamboclos americarataís yorubárbaros. 
somos o que somos inclassificáveis 
que preto, que branco, que índio o quê? 
que branco, que índio, que preto o quê? 
que índio, que preto, que branco o quê? 
não tem um, tem dois, não tem dois, tem três, não tem lei, tem leis, não tem vez, tem vezes, não tem deus, tem deuses, não tem cor, tem cores, não há sol a sós egipciganos tupinamboclos yorubárbaros carataís caribocarijós orientapuias mamemulatos tropicaburés chibarrosados mesticigenados oxigenados debaixo do sol

Que tipo de conceito é interessante para pensarmos essa letra de música? Por quê?

Podemos pensar a canção INCLASSIFICÁVEIS tanto sob a perspectiva de etnicidade como do ponto de vista de identidade. O conceito de identidade, porém, parece mais interessante, pois permite entender as misturas sucessivas que aparecem na letra da canção. O autor questiona definições como branco, índio ou preto e propõe em seu lugar múltiplas identificações (e justaposições), como “orientupis”, “judárabes”, etc. Essas misturas indicam a composição de identidades com base em diferentes heranças culturais. Mas poderíamos pensar também em etnicidades, se imaginarmos que essas misturas podem produzir ações políticas de defesa de interesses de grupos. 

domingo, 7 de junho de 2015

NA PRÓXIMA SEMANA RETORNAREMOS!

AMIGOS, INFORMO QUE NA PRÓXIMA SEMANA RETORNAREMOS COM AS ATUALIZAÇÕES DO BLOG SOCIOLOGIA NOTA 10. ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR HARLEY CUNHA.